A Ilha dos Amores, também conhecida como Ilha do Castelo, é uma ilhota localizada no rio Douro, junto à foz do rio Paiva formada, essencialmente, pelo granito do maciço do Montemuro. Outrora este local esteve ligado à margem direita do rio Paiva, até à construção da barragem de Crestuma-Lever, em 1985, no rio Douro, que fez subir o nível das águas do rio. Até então, este pequeno monte era acessível por terra, realizando-se mesmo uma importante festa neste local desde o século XVIII: a Feira de São Miguel. Na ilha é também possível observar vestígios de estruturas de uma antiga ermida, datada do século XV. Esta ilha no meio do Douro apresenta um excelente enquadramento paisagístico, sendo o miradouro de Catapeixe um sítio privilegiado para se observar esta paisagem.
Mais para ler
29 comentários
Afrodite 02.10.2017
Olha... a tal ILHA DOS AMORES da lenda da Donzela Fidalga e do Filho do Lavrador que a Noname nos contou há um par de semana. A tua foto, com o sol quente da tarde, ficou muito boa!
Beijinhos de sol
Obs: se não tiveste oportunidade de ler a lenda, espreita AQUI (http://noname-metamorphosis.blogspot.pt/2017/09/ilha-dos-amores-e-fidalga.html)
Antes de colocar aqui a foto fui ler toda a informação sobre esta ilha e estive quase para mostrar uma reportagem da RTP sobre este lugar que adorei conhecer. Também li a lenda, mas não a da Noname (falha minha). Estamos com um verão outonal que nos permite tirar fotos razoáveis. Muito obrigada pelo teu apreço.
E eu tão longe , olha o que fui descobrir Faz favor de se meter ao caminho e ir até lá, os dias estão lindos para fazer um passeio pelas margens do Douro.
Temos que começar a falar "nas" ... Ilhas dos Amores ! :) Há uma outra muito conhecida, frente a V. N. de Cerveira , no rio Minho, a teimar em ser mais portuguesa que galega e com a forma perfeita de um coração ! Uma enorme beleza, Manu ! :) E agora que te ia enviar o link até fiquei confuso, que me aparece essa tua foto como sendo lá !!! ... Lá está. O Google também se engana a cada passo. :(( ... Abaixo, o link ou a hiperligação - vamos a ver o que sai rsrs)) AQUI (https://www.google.pt/search?q=Ilha+dos+Amores,+V.+N.+Cerveira&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjml4j4s9LWAhUGSRoKHTV1AGQQ_AUICigB&biw=1488&bih=714#imgrc=lZtDM6lw_mKAuM:)
Ultimamente tem-se falado muito de "amor" na blogosfera, mas Rui, esta não é a do link que me enviaste, que é igualmente linda. Esta fica numa outra zona e no Douro, muito longe do Minho. Fica o meu sincero agradecimento porque me aguçaste a curiosidade e quem sabe um dia não irei até lá.
Excelente foto. Já tinha ouvido falar desta ilha, mas não fazia ideia nenhuma onde ficava nem como era. Gostei de saber a sua história. Obrigada. Abraço e uma boa semana
Olá Elvira Se procurar há até uma reportagem feita pela RTP sobre esta ilha. Adorei visitar e espero que um dia consiga lá ir. Muito obrigada pelo apreço.
Então pensas que eu ando a laurear a pevide só no estrangeiro?! Adoro o nosso país e não fica nada atrás em beleza, do que tenho visto lá fora, embora em breve vá descobrir novos mundos Penso pelo que vi e pelo sol que tem estado que em breve tudo vai ficar bem verdinho.