A Ilha dos Amores, também conhecida como Ilha do Castelo, é uma ilhota localizada no rio Douro, junto à foz do rio Paiva formada, essencialmente, pelo granito do maciço do Montemuro. Outrora este local esteve ligado à margem direita do rio Paiva, até à construção da barragem de Crestuma-Lever, em 1985, no rio Douro, que fez subir o nível das águas do rio. Até então, este pequeno monte era acessível por terra, realizando-se mesmo uma importante festa neste local desde o século XVIII: a Feira de São Miguel. Na ilha é também possível observar vestígios de estruturas de uma antiga ermida, datada do século XV. Esta ilha no meio do Douro apresenta um excelente enquadramento paisagístico, sendo o miradouro de Catapeixe um sítio privilegiado para se observar esta paisagem.
Mais para ler
Direitos de Autor
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Uma vez que a maioria das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo para que sejam retiradas de imediato.
manuelapereira3@sapo.pt