Depois de conquistar Leiria aos mouros, D. Afonso Henriques mandou, em 1135, construir este castelo. Um edifício que foi muralhado em 1195, a mando de D. Sancho I. Em 1324, D. Dinis mandou construir a torre de menagem e transformou a fortaleza em palácio. No século XVI, é construída uma sacristia, entre a capela-mor e a torre sineira. Em 1915, iniciam-se as obras de restauro do castelo, a mando da Liga dos Amigos do Castelo e com algum apoio financeiro do Estado. Em 1969, um sismo vai provocar danos significativos no castelo, mas o castelo de Leiria conseguiu preservar a sua beleza.
A sua arquitectura é do tipo românico e gótico, apesar da vasta intervenção no séc. 20. A sua planta é poligonal, forte do ponto de vista defensivo, a Igreja da Pena é de uma só nave. (Imóvel de Interesse Público)
Belíssimo!
Muito Obrigada, é um lugar que me diz muito.
Beijos
Adoro castelos.
Este, apenas o conheço de longe. Adorava visitá-lo.
A foto está genial!Imponente!
Beijinhos.
É muito bonito e tem condições para serem desenvolvida actividades culturais no seu interior, eu já assisti lá a excelentes concertos.
Beijos Elisa
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2014 às 19:55
Diz-me muito. A minha avó nasceu na encosta do Castelo de Leiria. É natural daí.
Como o mundo é pequeno...eu sou do Concelho e estudei durante alguns anos em Leiria.
Sempre que posso subo lá cima e já lá tenho assistido a bons espectáculos.
Beijos Lacorrilha
De
Remus a 18 de Fevereiro de 2014 às 15:04
Porque é que alguém na sua imensa sabedoria, decidiu que colocar um poste de telecomunicações vermelho e branco, mesmo junto ao castelo, era o sitio ideal?
Será que esse poste não poderia ficar noutra zona da cidade?
Ou então, como perdido por 10 é o mesmo que perdido por 1000, a coloca-lo, que fosse no sitio onde a transmissão fosse o mais perfeita o possível, que era em cima da torre do castelo.
Se assim fosse, até poderíamos pedir à Joana Vasconcelos que fizesse um revestimento em renda, para revestir a torre. Dessa forma a torre até teria dupla funcionalidade: Transmissão e peça de arte...

Cala-te boca... que já estás a dizer muitos disparates nesta bonita fotografia da Manu, que não tem culpa nenhuma.

Só O Remus com o seu olhar de lince para descortinar a bendita antena
.
Segundo o que sei, colocar uma antena dessas dá bons dividendos e o castelo, talvez porque necessite de uns dinheiritos extra para conservação consentiu. Como está no meio do arvoredo as árvores vão com o tempo disfarçando aquela coisa feiosa, isto digo eu.
Beijos Remus
Algo bem conhecido por mim!
Eu sei vives no Concelho, eu já vivi e conheço bem.
Beijos
Comentar post
Direitos de Autor
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Uma vez que a maioria das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo para que sejam retiradas de imediato.
manuelapereira3@sapo.pt