
Óbidos uma vila medieval tem certas regras que são obrigatórias para que continuemos a vê-la com o encantamento de sempre.
As ruas calcetadas, telhados só com telhas de canudo, casas pintadas de branco, só é permitido circular nas ruas moradores com dístico dado pelo município. Foram criados parque de estacionamento no exterior para que os milhares de turistas que a visitam possam admirar cada recanto desta vila encantada.
Um dia destes, qual não é o meu espanto, quando ia a sair, vi mesmo um estendal encostado às muralhas.
Será que os fiscais nesse dia estavam de folga?
Espero que esta imagem não se repita e continuemos a ver Óbidos sem acessórios dependurados.
De chica a 21 de Fevereiro de 2015 às 14:52
Realmente, tomara que não liberem coisas assim e que tudo possa permanecer como antes. Porém ,para a foto, ficou fantástica!! beijos, lindo fim de semana,chica
Eu espero que tenha sido uma excepção e que olhares destes não se repitam.
Muito obrigada pelo seu apreço.
Bom fim de semana para você.
Beijos Chica
Vale mais um estendal do que automóveis estacionados junto dos monumentos. Em muitos lugares, permitiram a construção de habitações encostadas as muralhas. Algumas coisas estão a mudar mas ainda falta muito!
Uma excelente foto.
Bj
Na verdade muita coisa deveria ser alterada, mas nalguns casos já é impossível fazê-lo uma delas as construções junto das muralhas que têm desfigurado completamente a vila já que a arquitectura destoa do resto do conjunto.
A questão dos estacionamentos e do trânsito tem melhorado substancialmente e hoje já se pode vaguear pelas ruas dentro do espaço amuralhado sem que sejamos incomodados pelo constante passar dos carros.
Muito obrigada pelo apreço.
Beijos
De anonimo a 21 de Fevereiro de 2015 às 22:34
tem muita razão mas quem está a errar bastante é a camara de Obidos pois deixa tapar com barracas os seus encantos naturais por todas as ruas só se ve barracas e tabuas e atras do castelo barracas e tabuas todo o ao a tapar os encantos da vila ,é de admirar como não reparou no principal ?
Trabalhei alguns anos nesta vila, sei que há muita coisa que está a destoar e tem toda a razão quando fala nas barracas que proliferam sobretudo na cerca do castelo.
Esclareço ainda que reparo em tudo o que me desagrada e o que me dá gosto ver e fotografar, mas este blog não tem como objectivo expor o que não gosto de ver em Óbidos, se viu outras fotos, certamente reparou que coloco fotos variadas.
Aproveito para fazer uma sugestão, crie um blog e coloque tudo o que não gosta de ver nesta bonita vila.
Bem, no fundo o estendalzinho também é tipicamente português... as roupas estendidas é que deviam ser mais... medievais!
Saudações!
Se o estendal tivesse umas fatiotas de serapilheira, até que fazia sentido, sobretudo na altura do mercado medieval, em Julho.
Apesar de não ser agradável de ver mesmo junto de uma estrada onde circula muita gente, achei piada e não quis deixar escapar.
Saudações modernas!
De
Rute a 22 de Fevereiro de 2015 às 00:16
eheheheheh... muito original, sim senhora! À 1ª vista é desconcertante, mas depois percebe-se logo que foi uma oportunidade única, que não voltas a ver outra coisa igual. é por estas e por outras que eu devia andar sempre com a minha máquina atrás! confesso que adorei:)
Beijinhos, Manu
Sabes como são as nossas malas?...levam tudo e como arranjei uma máquina leve e de fácil manuseamento, anda sempre comigo e nem foi preciso sair do carro. Achei um piadão ao estendal, embora ache que aquele não era o local mais apropriado para o fazer.
Há momentos imperdíveis e este foi um deles, ainda bem que gostaste e que te arrancou um
Beijinhos Rute
superbe ces vêtements si ternes en plus qui sont étendus
Merci pour votre agréable comentaire.
Salue
Inadmissível!
Olhando pelo lado positivo, a falta de civismo originou esta bela e única foto!
O contraste entre a pedra e a cor da roupa é belíssimo.
Beijinhos.,
Uma foto tirada durante um fim de semana, talvez por isso alguém mais afoito e que sabe que os fiscais não andam por ali se atreveu e aproveitou para estender as roupitas junto das muralhas e eu também um pouco descarada , não perdi esta oportunidade de registar.
Muito obrigada!
Beijos Elisa
De
Ana Lúcia a 22 de Fevereiro de 2015 às 15:07
:) Mas deu origem a uma foto fora do habitual nessa vila.
Eu também achei pouco normal e não quis desperdiçar este click.
Beijos Ana Lúcia
mesmo na idade medieval era necessário secar a roupa! até era melhor pendura-la nas ameias, pois secava mais rápido devido ao vento!
mas a imagem ficou bem interessante!
E como não havia molas , deviam prendê-las com pedras, mas segundo o que li eles nem se lavavam, a não ser quando apanhavam alguma chuvada
Imagina o cheiro nauseabundo que saía daqueles corpinhos.
No século XVII, sei que não tomavam banho porque tinham medo que a água lhes entrasse pelos poros e morriam afogados, para já não falar das brutais cabeleiras que serviam para esconder os bichinhos que povoavam aquelas cabecinhas.
Este paleio todo a próposito de um simples estendal
Beijos Paulo
Portugal no seu melhor tem roupa a secar em todo o lado... até nas muralhas :-)
Beijo
Comentar post